Harmonizando seu Espaço com Feng Shui Ba zhai
- Ana Veraldo
- 7 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de abr.
Você sabia que o posicionamento correto do mobiliário em sua residência pode melhorar a saúde mental, o relacionamento entre as pessoas e até mesmo a eficiência no trabalho?
Há um sistema que analisa as direções cardeais favoráveis para cada indivíduo, muito utilizado na técnica Feng Shui Ba Zhai, que são fundamentais para potencializar o bem-estar físico e mental. Vamos explorar como essas direções podem transformar seu espaço e sua vida.
A Importância das Direções
O estudo das Direções Favoráveis dentro de um ambiente, embora tenha fundamentos científicos é também uma forma de arte. Como o nome sugere, esta prática avalia as qualidades energéticas de cada direção cardeal, determinando se uma orientação específica é benéfica ou prejudicial para quem passa mais tempo em um determinado ambiente. Ao posicionar a porta de entrada de sua empresa ou residência, a cabeceira da cama ou a mesa de trabalho em uma dessas direções, você se alinha com uma “substância energética” mais compatível com sua constituição pessoal. Esta harmonização aumenta a sensação de bem-estar, criando um ambiente que, de maneira sutil, favorece a qualidade de vida de todos ao redor. Aqui estão dois exemplos de como a disposição do ambiente pode impactar positivamente alguns aspectos da vida:
No quarto: A posição ideal da cabeceira da cama ajuda a garantir um sono reparador, promovendo estabilidade emocional e mental, redução do estresse e consequente melhora no descanso e relação de casal.
Home Office: posicionar a mesa de trabalho de modo a voltar a frente do corpo para uma direção favorável pode aumentar a capacidade de foco e concentração, criatividade e produtividade, atraindo novas oportunidades e fortalecendo os estudos e a carreira profissional.
Como Identificar Suas Direções Favoráveis
A identificação das direções favoráveis é feita considerando seu ano de seu nascimento. Por meio do cálculo Ming Gua (trigrama da Vida), que identifica as qualidades energéticas presentes na “atmosfera” do ano de nascimento, inerentes à constituição de toda pessoa. O cálculo das direções favoráveis para uma pessoa, pode ser realizado por um consultor que possui entendimento da metafísica do Feng Shui para melhor interpretar a sua situação.
Exemplos de Direções por Elemento
Em geral, os indivíduos são agrupados em dois Grupos Magnéticos distintos: Grupo Leste e Grupo Oeste, cada um correspondendo a diferentes tipos de magnetismo. Embora essa seja uma generalização, o Grupo Leste (Nascente) é considerado Yang, reunindo pessoas de temperamento mais expansivo, associado à Primavera e ao Verão e aos elementos: Madeira, Água e Fogo. Por outro lado, o Grupo Oeste (Poente) é classificado como Yin, relacionando-se a temperamentos mais introspectivos, correspondendo ao Outono e Inverno e os elementos: Metal e Terra.
As direções variam de acordo com o elemento que cada pessoa representa. Aqui estão alguns exemplos:
Elemento Fogo: Beneficia-se da direção Sul, que estimula a energia vital e motivação.
Elemento Água: Direção Norte é ideal, proporcionando clareza e fluidez nas decisões.
Elemento Madeira: Direções Leste e Sudeste, que favorecem a criatividade e o crescimento pessoal.
Elemento Metal: O Oeste e o Noroeste ajudam a promover estrutura e organização.
Elemento Terra: Nordeste e Sudoeste favorecem estabilidade e conexões interpessoais.
Uso da bússola
Especialmente no método que trabalhamos - Feng Shui Ba Zhai- utiliza-se o Norte magnético para identificação das direções favoráveis e não o norte geográfico. O norte magnético é a direção indicada por uma bússola, que se orienta pelo campo magnético da terra. Há bússolas específicas do Feng Shui projetadas para essa finalidade, que identificam as direções com precisão. Porém, uma bússola digital de boa qualidade também pode ser utilizada, desde que você tenha certeza de que está bem calibrada e não interferida por objetos metálicos ou eletrônicos.
Conclusão
Compreender a influência das direções favoráveis é essencial para a criação de ambientes que favorecem o crescimento profissional e o bem-estar das pessoas. Se sua mesa de trabalho, cabeceira da cama ou porta de entrada estiverem voltadas para as direções compatíveis ao seu grupo magnético, você poderá alcançar mais equilíbrio em sua vida, expandindo um fluxo positivo para o seu entorno. Por outro lado, quando voltado às direções opostas, poderá haver um declínio da saúde, felicidade e produtividade. Com esse conhecimento, é possível transformar qualquer espaço em um local mais acolhedor e equilibrado, elevando a qualidade de vida de quem o habita. Pense nisso!

Comments